Liberdade de Imprensa Em Tempos de Grandes Corporações



Ontem 18/11/2008, assistindo a um programa de debates na TV (um dos poucos sérios que se tem na atualidade), ouço falar sobre um tal acordo entre o Governo brasileiro e o Vaticano, tal informação me deixa surpreso, pois, não sabia de tal fato, e como eu, a maioria dos brasileiros também não.

Mas que acordo é esse? Que interesses são defendidos nesse acordo? Num país onde a imprensa cobra a todo momento transparência por parte de alguns, principalmente da classe política e do judiciário, não houve sequer uma menção na maioria dos meios de comunicação de massa, e nos que falaram/escreveram alguma coisa, apenas informações meramente oficiais, do governo brasileiro e do vaticano.

É bom lembrar que a mais ou menos dois anos, a Santa Sé pressionava este mesmo governo para um acordo bilateral, acordo este que colocava em risco a laicidade do estado brasileiro, e não esqueçamos que o principio da laicidade do Estado, é indissolúvel, primordial numa democracia séria. Precisamos lembrar também que o caldeirão cultural que forma o Brasil entraria em conflito religioso (tudo o que não precisamos), por conta de acordos no mínimo obscuros.

Mas que a Santa Sé ou o governo brasileiro tentem/façam isso até entendemos, o que não entendemos é por que a mídia não deu a devida importância ao fato, será que é por que ninguém foi grampeado, ou ninguém foi pego com a amante, ou será porque as grandes corporações que comandam a mídia neste pais não querem confronto ou com a Igreja Católica ou com o governo? Mas e o interesse de todos os outros grupos religiosos, como fica nisso, todos sabemos que grande parte da população brasileira professa outra fé que não o cristianismo do Vaticano, o que queremos com isso, uma nova perseguição aos infiéis, uma guerra santa, uma inquisição.

O fato é que a grande mídia brasileira não deu a menor importância sobre fato tão relevante à população brasileira, se fosse mais um caso amoroso de um Presidente do senado, mais uma chacina, mais um pai jogando filha do 6° andar, mais um caso de seqüestro no ABC paulista, se a Daniela Cicarelli estivesse em outro caso de namoro na praia teríamos uma cobertura ao vivo e chamadas à todo momento e todos os telejornais cobririam o assunto.

Os nossos interesses, vão além, e não caminham no mesmo rumo das grandes empresas de comunicação, num país que a todo momento evoca a "liberdade de imprensa" não informar não se posicionar em relação a um tema que pode afetar diretamente as liberdades individuais, ora bolas a opinião pública merece respeito e a imprensa precisa informar, principalmente porque se trata de um fato político da maior relevância e esperar o debate por parte da população brasileira, já que o acordo pode porem risco o Estado laico, por que é que no caso das células tronco tivemos todo um estardalhaço.

De acordo assinado resta esperar que pelo menos se divulgue qual foi exatamente o acordo para que não paire dúvidas sobre nossas garantias individuais, (garantidas por lei) e sobre a imprensa, classe tão fundamental para o exercício de uma democracia plena e efetiva.


Autor: Fernando Neponoceno de Almeida


Artigos Relacionados


Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

Insegurança Pública

Um País Dentro De Uma Cidade.

A Dor Que Cura

O Papel Da Mídia Na Sociedade

A Meméria Brasileira Na Ação Da Cidadania

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras