Como São Nossos Alunos



Torna-se cada vez maior a preocupação dos pais em acertar na educação dos filhos. Muitas vezes aqueles se perguntam onde foi que erraram para que o filho tivesse a dificuldade que hoje tem.Nossa sociedade, caracterizada por situações de injustiça e desigualdade, criam famílias que lutam com mil e uma dificuldades para sobreviver. Esses problemas atingem as crianças, que enfrentam inúmeras dificuldades para aprender.

Alguns dos principais fatores que interferem na aprendizagem são:

Carências afetivas; deficientes condições habitacionais, e de nutrição; privações lúdicas, simbólicas e culturais; ambientes repressivos; nível elevado de ansiedade; relações interfamiliares; métodos de ensino impróprios e inadequados (ultrapassados).

O que nos leva a uma reflexão: como incentivar esses alunos?

Um ambiente que ofereça estímulos ao aluno, desde a recepção até sua ida para casa deve ser analisada se quisermos ter cidadãos deferentes. Isso inclui a alimentação escolar oferecida nas escolas, muitos desses alunos chegam com fome, e a sua esperança é que ao chegar o intervalo tenha um lanche saboroso e nutritivo esperando por ele, o que faz com ele volte amanhã cheio de vontade até mesmo para estudar, desenvolver sua capacidade intelectual.

Um ambiente escolar onde o aluno possa ser percebido com alguém especial e de suma importância para o seu ego, e a recepção da merendeira ao aluno também faz muita diferença, o tratamento dispensado por ela percebido pelo aluno, torna a hora do lanche muito agradável e apreciado por eles.


Autor: Evanilce Marques


Artigos Relacionados


Diferenças Na Escola

Refletindo A EducaÇÃo

RelaÇÃo FamÍlia-escola

Educação Física Escolar

O Lúdico Como Forma De Ensino Em Matemática

Fantasma Da Corrupção

A Construção De Valores Na Educação