A Importância do Professor no Ensino de Língua Inglesa



O interesse pelo desenvolvimento da competência comunicativa em uma língua estrangeira (LE, doravante), seja ele o de falar, ouvir, escrever e fazer-se entender em outra língua, faz as pessoas buscarem métodos e lugares que acreditam ser o ambiente ideal para sua aquisição. Almeida Filho (1993) nos traz esta competência como a mais básica que a implícita, constituída de crenças e experiências.

No contexto brasileiro estuda-se a língua inglesa na escola pública, no ensino fundamental e médio, em escolas particulares, onde muitas vezes inicia-se o ensino da LE antes da 1ª série e em institutos de idiomas nos quais os alunos podem estudar independentemente da faixa etária.

Qualquer que seja o lugar onde se aprende esta nova língua, o aprendiz busca conseguir se comunicar fluentemente por meio dela, criando muitas vezes expectativas quanto aos resultados alcançados. Mas por que desenvolver a competência comunicativa? A língua inglesa é vista hoje como uma língua franca presente no dia-a-dia de quem trabalha em hotéis, em agencias de turismo, em empresas de telefonia, de tecnologia, por exemplo. Tais necessidades voltadas para o mercado de trabalho, principalmente, fazem os aprendizes procurarem tal competência comunicativa, vinculada ao porquê de se aprender inglês, conforme exemplos citados anteriormente.

Nesse contexto, o professor tem um papel muito importante. Ele é fundamental na escolha do modo como será trabalhada a língua, em como o ensino deve ser efetivado para que as expectativas não se convertam em frustrações, tanto por parte do professor, em não ver avanço de seu aluno, quanto do aprendiz. Por se sentir incapaz.

A competência comunicativa é de grande interesse para professores de Língua Inglesa que tentam inovar sempre seus conhecimentos e metodologias, percebendo e avaliando sua competência lingüística com intuito de que seus aprendizes também desenvolvam tais competências, acreditando em estratégias que propiciema aprendizagem de uma Língua Estrangeira e assim desenvolvendo uma competência profissional (Almeida Filho, 1993) capaz de fazê-lo conhecer seus deveres no exercício do magistério no ensino de línguas.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas.Campinas: Pontes, 1993.

BARCELOS, A. M. F. A cultura de aprender línguas (inglês) de alunos de letras. Dissertação (mestrado em lingüística Aplicada), Instituto de linguagens, UNICAMP, 2004.


Autor: ANA PAULA DA SILVA FERREIRA


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