Importância da Apicultura
A apicultura é uma atividade de grande importância, pois apresenta uma alternativa de ocupação e renda para o homem do campo. É uma atividade de fácil manutenção e de baixo custo inicial em relação às demais atividades agropecuárias.
Esta atividade desperta muito interesse em diversos segmentos da sociedade por se tratar de uma atividade que corresponde ao tripé da sustentabilidade: o social, o econômico e o ambiental.
O social por se tratar de uma forma de geração de ocupação e emprego no campo.
Quanto ao fator econômico, além da geração de renda, há possibilidade de obtenção de bons lucros.
E na questão ambiental pelo fato de as abelhas atuarem como polinizadores naturais de espécies nativas e cultivadas, preservando-as e conseqüentemente contribuindo para o equilíbrio do ecossistema e manutenção da biodiversidade (PAXTON, 1995).
Os principais produtos obtidos e comercializados da atividade apícola são o mel, a cera, a própolis, a geléia real e o veneno (apitoxina). Há também um segmento da apicultura que vem se desenvolvendo ao longo dos últimos anos, que é o de serviços de polinização, em que as colméias são alugadas para produtores de outra cultura agrícola com a finalidade de aumento da produção desta cultura (FREITAS, 1998-1999).
O mel é considerado o produto apícola mais fácil de ser explorado, sendo também o mais conhecido e aquele com maiores possibilidades de comercialização. Além de ser um alimento, é também utilizado em indústrias farmacêuticas e cosméticas, pelas suas conhecidas ações terapêuticas.
Autor: Walberte Aparecida da Silva
Artigos Relacionados
Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe
Criação De Abelhas
Grande Índio
Conhecendo Os VÁrios Tipos De Humor
Empreendedorismo No Brasil
Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras
A Amizade