A Indústria Da Certificação



No mundo globalizado, onde a atuação das empresas ultrapassa os limites territoriais. Onde a conquista de mercado ocorre em concorrências internacionais. Onde o modelo fabril é reproduzido para o desenvolvimento de soluções de software e serviços. Num mundo dominado pelo trabalho alienado em Fábricas de Software, torna-se necessário diferencia-las.

Para isso, surgiram as certificações. Entidades independentes e empresas de tecnologia, de ilibado reconhecimento no mercado, publicam metodologias, normas e padrões. Profissionais e empresas, ávidos por reconhecimento e diferenciação competitiva, correm atrás dessas certificações. De certo modo, é uma forma de garantir e atestar níveis de excelência ao trabalho "commoditizado" realizado pelas Fábricas.

Entretanto, a certificação pela certificação, não tem sentido. É preciso absorver a essência das metodologias, entender como aplicá-las nas atividades do dia a dia. A reprodução das melhores práticas deveria ser o real foco.

O que vemos hoje é a existência de uma "Indústria da Certificação" onde existem Cursos Preparatórios que "ensinam" a passar no teste, passando dicas, macetes e analisando simulados de questões. O ensino e conseqüente aprendizado da metodologia são abandonados.

É a reprodução de um modelo viciado que premia o conhecimento descartável, que há anos impera nos cursos pré-vestibulares.

Do jeito que caminhamos, em breve, essas certificações, não serão diferenciais. Num segundo estágio, tornar-se-ão pré-requisitos. Mais a frente, com uma "commoditização" das mesmas, o próprio mercado que as "inventou" há de descartá-las, por falta absoluta de credibilidade e garantia de adoção de seus princípios pelos profissionais e Fábricas certificados.

O mercado de TIC, pela sua importância, dinamismo e indutor de uma indústria do conhecimento, merece futuro melhor.


Autor: Fernando Escobar


Artigos Relacionados


Iso 14001: O Meio Ambiente Pede Ajuda

Qualidade Individual

Empresas Certificadas Têm Custo Maior Ou Menor?

Desenvolvimento De Software Utilizando Metodologias ágeis

Estratégia De Testes

A CapacitaÇÃo Do Profissional Global

Clima Organizacional No Centro De Treinamento Automotivo