Emancipação da Educação



Letícia Luconi. Pós graduação PUCRS

Emancipação da Educação

Gostaríamos de pensar em emancipação da educação sem que fosse necessário pensar em uma relação de onde existe uma possibilidade de emancipar-se automaticamente do emancipa dor. Então como emancipar-se do emancipa dor? Como seria então emanciparmos da educação? Pode a educação ser o emancipa dor do qual devemos nos emancipar?

Segundo o autor Bessa, em seu texto Educação e Emancipação em Kant, diz que Kant afirma que: o esclarecimento e a emancipação são possíveis sim! (Kant, 1988, p 102). Mas depende de uma condição. A condição da liberdade, mas que liberdade é quase inevitável. Portanto se a liberdade é inevitável onde se encontra a moral e a ética institucional? Poderíamos pensar na liberdade de pensar? Será que a educação limita ou formata a um modelo de pensamento do qual os demais estão vedados, e isto então poderia Kant relacionar ao inevitável?

Interessante que o autor menciona Kant e este compara a educação á política o que seria tragicamente um grande conflito social. De fato, deveríamos livrar-nos da educação se esta então for comparada á política? Ou pode a educação ser meramente utilizada para disciplinar, animais racionais de possível rebeldia a uma determinada sociedade. Será esta a verdadeira função da educação e o restante é mera ilusão?

Seria então uma maneira de pensarmos que os conhecimentos disponíveis nas escolas são apenas fundados para estabelecer vínculos sociais e manter padrões relacionados às políticas. Se desta forma for, devemos realmente emancipar do nosso emancipa dor e assim tornarmos seres emancipados. Não sei, talvez não porque mesmo sendo meramente esta a função da educação ainda gera empregos e disciplina animais racionais.

De fato, o que primeiramente devemos pensar enquanto professores das instituições de ensino é: o que tem sido feito, enquanto instituição de ensino e professor em sala de aula? A resposta de tantas e outras perguntas geradas a partir deste tema pode começar a ser respondida a partir de uma minuciosa observação.


Autor: Leticia Luconi


Artigos Relacionados


Verdade, Ensino E Especialização

Educação Física E Qualidade De Vida

Futsal: Força E Resistência Em Alunos De 10 A 12 Anos Praticantes De Futsal

A Função Da Escola E Da Educação

Ação E Emancipação, De Theodor Adorno

Psicologia E Educação

A Ética Docente Como Influência No Ensino – Aprendizagem De Crianças Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental