Verdade, Ensino e Especialização



Especialização em Filosofia e Ensino de Filosofia

Letícia Luconi

Verdade, ensino e especialização.

Goldman propõe um pensar sobre educação, epistemologia, conhecimento, verdade e justificação, é um texto que requer uma leitura cuidadosa, pois são estes temas complexos quando utilizados e relacionados.

No quarto parágrafo da pagina 58, Goldman apresenta a finalidade da educação fundado em um modelo tradicional, assim afirma: "Finalmente, o objetivo da educação, isto é, dos sistemas escolares, em todos s níveis, é o de prover os estudantes com conhecimento e desenvolver suas habilidades intelectuais que elevam suas habilidades de aquisição de conhecimento...". Neste sentido a partir de Goldman entendemos que parece existir uma diferença entre aprendizagem e aquisição do conhecimento, portanto um levaria ao outro. Também nos é possível pensar que o fim da educação, seria então propiciar conhecimento, desenvolver as habilidades intelectuais para que logo se adquira conhecimento.

Porém é possível questionar esta afirmação. Repensar o quanto este modelo tradicional parece ser útil no âmbito teórico, pois sabemos que a educação também se faz dentre outras concepções que talvez não possam estar na teoria, pois seria altamente criticada. Entendemos que a educação e o objetivo da educação pragmaticamente, no seu uso, na escola lugar no qual se pratica o educar, não parece ser relevante desenvolver as habilidades intelectuais.

Estamos desenvolvendo mecanismos de reprodução, disciplinando acima de tudo. Ensinando o aluno a se calar diante ao sistema, quer dizer, uso da autoridade para educar e domesticar os seres humanos assim formatando-os para a sociedade. A educação contemporânea parece mais com uma maquina de produção de subjetividades em série, na qual, o objetivo maior é disciplinar o animal racional, como diz Kant.

Portanto Goldman parece estar distante da realidade da educação, pois esta concepção não parece ser verdadeira. Neste sentido também poderíamos abordar seu conceito de verdade diante a sua afirmação, sendo que o autor apresenta uma não real finalidade da educação diante aos fatos.


Autor: Leticia Luconi


Artigos Relacionados


Educação Física Escolar

A Função Da Escola E Da Educação

Educação Física E Qualidade De Vida

Psicologia E Educação

Futsal: Força E Resistência Em Alunos De 10 A 12 Anos Praticantes De Futsal

Educação Ambiental - Meio Ambiente

Capacitação No Ensino Médio