Quem Tem Medo Do Desemprego?



O título deste artigo foi propositadamente copiado daquela famosa cantiga para crianças: Quem tem medo do lobo mau, lobo mau... Podemos facilmente associar o Desemprego com esta cantiga e com a figura do Lobo-mau.

O que irá fazer a diferença na cabeça do leitor é a forma com que cada um ouviu, conhece ou conta esta fábula para seus filhos ou sobrinhos. Se na versão que você conhece, o Lobo-mau engole a vovozinha ou derruba a casinha dos 3 porquinhos há uma grande chance de você sentir demasiadamente um processo de Desemprego.

Já se na versão que seus entes queridos te contaram, o final da estória acaba com o Lobo-mau se arrependendo, tornando-se um Lobo-bom, casando com a "Chapeuzinho vermelho" e convidando os 3 porquinhos para serem padrinhos do casamento, há uma enorme possibilidade de você conviver pacificamente com o processo de Transição de Carreira. Reparem que, até os Termos utilizados para esta fase da sua carreira tiveram diferentes denominações: Desemprego x Transição de Carreira.

Desemprego ou Transição de Carreira nada mais é do que um processo de mudanças. Quando estamos inseridos no mercado de trabalho muitas vezes passamos por reorganizações, cortes, mudanças, etc. Se, no final da tempestade sobrevivemos a tudo isto, voltamos às atividades normais e o conformismo ou sensação de mais uma vitória não nos permite digerir a situação recém ocorrida de forma mais aprofundada.

É como se ficássemos cegos momentaneamente por uma luz de altíssima intensidade. Ao retomarmos gradativamente a visão, parece que tudo foi um grande pesadelo. O avesso desta situação é quando a tempestade atinge o seu barco. Neste caso, você e seu barco vão à pique e submergem. Alguns poucos conseguem voltar à superfície, achar uma boia, pedirem socorro e serem salvos. A grande maioria acaba morrendo agarrado ao seu barco e aos seus sonhos. Os poucos que se salvam são aqueles que lembraram do Lobo-mau regenerado do início deste artigo. Os demais, infelizmente irão se juntar à vovozinha na barriga do Lobo-mau  ou ficarem sem a sua casinha que foi assoprada e derrubada pelo famigerado canino.

Estas metáforas e comparações com a vida real são para ilustrar que cada indivídio reage de forma diferente quando são demitidos. Não quero aqui dar nenhuma receita de bolo de sucesso ou como sair de situações imprevisíveis  ou iminentes. Quero sim que cada um reflita sua atual situação profissional e em tempo, transformem o lobo-mau em lobo-bom.

Deixo aqui algumas 16 importantes dicas aos navegantes que conseguiram emergir após o naufrágio e, principalmente àqueles que sucumbiram à tempestade ou foram engolidos pelo Lobo-mau.

1. Caso esteja em fase de Transição de Carreira, publique isto para o mercado. Exponha-se. Ninguém saberá que você está em busca de novos desafios se você não se expuser. Exposição não significa arreganhar sua vida para outras pessoas. Tenho certeza quer você saberá se expor corretamente de forma a alcançar seu mais novo objetivo que é  volta ao mercado de trabalho no menor prazo possível e com a maior qualidade possível.

2. Esteja sempre disposto a ouvir e aprender com as pessoas, principalmente às mais experientes mesmo que você considere algumas delas arrogantes ou pretenciosas e não tenham muita afinidade contigo. Lembre-se que mesmo os arrogantes e pretenciosos tem seu lado positivo.

3. Estando ou não empregado, procure sempre exceder às expectativas de sua função, responsabilidade, tarefa ou de futuros empregadores. Isto é muito importante na hora da empresa escolher os barcos ou candidatos que serão torpedeados e/ou eliminarem os Lobos-maus. Excedendo às expectativas, certamente os torpedos serão direcionados para os seus colegas ou concorrentes e não na sua direção.

4. Trabalhe sempre em equipe. Não se isole na organização ou na sociedade. Profissionais solitários, independentemente de suas habilidades são ovelhas negras nas empresas e a tendência é o naufrágio. Mantenha sua rede de contatos, o chamado Networking, qualitativamente atualizado. Não adianta muito que a quantidade seja grande. Networking quantitativo sem qualidade é o mesmo que o famoso papo-furado.

5. Motive as pessoas que o cercam. Seja positivo, ajude os colegas. Seja pró-ativo e bem humorado. Pessoas que alegram o ambiente de trabalho se destacam dos demais colaboradores e são vistos como Lobo-bom. Mesmo que seu barco afunde estes irão achar uma boia para se segurarem e aportarem em terra firme.

6. Tenha tempo para sí próprio. Procure organizar seu tempo, dividindo-o entre o trabalho, família e lazer. Evite levar tarefas para casa após o expediente ou finais de semana. Esporadicamente isto será necessário sim, mas não torne isto uma rotina. Use suas habilidades naturais de liderança e relacionamento para delegar tarefas à outras pessoas, certificando-se, no mínimo, que as mesmas tenham o mínimo de qualidade para não prejudicar o bom andamento de sua atividade.

7. Dedique-se ao seu Cliente, seja ele interno à organização ou externo. O Cliente é a razão de ser de toda Organização. Cliente satisfeito, cliente Fiel e Empresa saudável.

8. Tenha sempre um Lema na sua mente para guiá-lo. Se me permitem sugiro o seguinte lema que todos já ouviram ou leram nos sacos de papelão do paõzinho nosso de cada dia da padaria do Seu Manoel: Servir Bem Para Servir Sempre.

9. Não tome as informações somente para sí. Compartilhe seus conhecimentos, planos, idéias e projetos com outras pessoas. Lembre-se que, o que está na sua mente ninguém pode te tirar. Por outro lado, se você for egoista, todo seu conhecimento morrerá com você.

10. Nunca acredite que você é insubstituível. Não existe profissional que o seja. Por mais competente e dedicado que você possa ser sempre haverá alguém mais capacitado para substituí-lo.

11. Procure manter-se bem informado sobre seu mercado de trabalho, seus concorrentes e as tendências para os próximos 2 ou 3 anos. Antecipar-se pode fazer a diferença no momento de uma crise ou reorganização da sua empresa.

12. Trabalhe suas emoções. Procure equilibrar suas decisões entre a razão e a emoção. Decisões puramente emotivas são na sua grande maioria desastrosas. Decisões puramente racionais também podrm ser equivocadas. Não esqueça que por trás de uma decisão importante, além do aspecto do negócio, existem pessoas envolvidas.

13. Fuja dos falsos amigos. Tenha a sensibilidade para eleger os verdadeiros colaboradores e colocá-los a seu favor. No mínimo, neutralize os inimigos.

14. Busque sempre causar uma boa primeira impressão junto aos seus interlocutores. Não haverá uma segunda chance para se causar uma boa primeira impressão.

15. Atualize periodicamente seu Currículo. É saudável fazê-lo a cada 3 meses. Ele é a fotografia da sua vida profissional. Quanto mais nítida for esta fotografia mais chances você terá. Desta forma, as suas competências, atividades e conquistas estarão Up-to-date com sua carreira. Importante publicar seu CV nas principais consultorias de recolocação profissional e junto aos Head-hunters. A confidencialidade é garantida e você estará mostrando sua cara para o mercado de trabalho. Não espere ser demitido ou ter seu barco naufragado para correr atrás do prejuízo.

16. Sempre que possível, participe de eventos, Workshops, feiras, congressos, palestras, seminários e atividades relacionadas ao seu trabalho. Além de serem uma excelente fonte de aprendizado, também é uma forma muito eficiente de aumentar seu Networking.

Para finalizar, gostaria de desejar muito sucesso à todos vocês.

Para os que estão em processo de Transição de Carreira, muita paciência, preseverança e dedicação na busca de uma nova oportunidade. Certamente vocês encontrarão um novo barco e um porto seguro para aportarem.

Para os que estão em atividade, mantenham seus barcos sempre na superfície ou atracados em terra firme. Ao saírem para o mar procurem voltar em segurança e nunca se esqueçam de levar uma bóia à bordo no caso de alguma tempestade os surpreenderem durante a viagem.

Autor: Ricardo Bacci


Artigos Relacionados


Desilusão

Ciúme Possessivo

Anjo Mau

Ja Ta Na Hora

Um Dia Sem Você

Inexplicável

Indecisão