Introdução a Uma Metodologia do Ensino de Ciências nas Séries Iniciais
Sabe-se que hoje vivenciamos uma mudança sobre o ato de aprender e ensinar. Pois a escola tem procurado no decorrer de sua historia, voltar-se para praticas educativas, mais consistentes, que contemplem a necessidade e ansiedade que a criança tem que viver cada momento intensamente, descobrindo o mundo que o cerca, de forma ativa e participativa, pois muitas vezes o educador fica preocupado em apenas ensinar, em busca de algo pronto e acabado, não propondo metodologias onde a criança vai construir seu conhecimento, onde a mesma trabalhe de forma ativa, para que possa entender e compreender o que está sendo estudado de forma global. Precisamos desafiar nossas crianças, instigando sua curiosidade.A criança tem um enorme interesse em descobrir o mundo que o cerca, os fenômenos físicos, os seres vivos e a si própria, e nós professores temos que estar preparados para lidar com essas situações.
Precisamos levá-las a observações, fazer trabalhos em grupos, mostrando as mesmas que vivemos em sociedade e que por isso precisamos compartilhar nossos conhecimentos.
Informando-a que a ciência não tem respostas prontas e acabadas e sim possíveis respostas.
Precisamos instigar as crianças a produzir seus textos orientado-as a importância do uso da norma culta. Dessa forma levaremos a criança a pensar, organizar e estruturar seus pensamentos lógicos e analisando o ambiente que a rodeia de forma critica e dinâmica.
Autor: Herminia e Luciana Martins
Artigos Relacionados
Educadores Do Futuro
O Universo Da Matemática Na Educação Infantil
Menina, MoÇa, CrianÇa
O Mundo Virtual E A Criança
'a Ira De Um Anjo'
Brincar E Aprender Na Sala De Aula
Criança Tem Que Estudar,brincar E Também Trabalhar!