Pastor



Não Tem Mais um Lugar Sagrado ou Santo!
(Por Pr. Milad Jacob – Galileia –Israel / 25/12/2007)
[email protected] 41 88465472 ; 91949569
Muita gente se acha que tem lugares santos ou sagrados no mundo; um monte santo, uma cidade santa, uma terra santa, arvore santa ou prédio santo. Esse faz parte da religião que todo ser humano gosta ter. Mas Jesus falou que Ele é a verdade e vim pra revelar a verdade que pode nos libertar. A Bíblia é a Palavra de Deus, somente Ela é o livro da Verdade. Então para saber a verdade, nos precisamos abrir a Bíblia e aceitar a verdade nele, porque sem a verdade, homem se perde e se desvia e eventualmente perece para sempre.
No tempo de Jesus, os Judeus adoraram no monte sagrado de Jerusalém e os Samaritanos adoraram no monte Jerezim em Samaria. Cada um tem o monte sagrado dele. Porem, Jesus falou no evangelho de João c. 4 que Deus é Espírito (não é físico ou material), e homem precisa adorar Deus por Espírito. Jesus mostrou também que homem pode adorar o poderoso Deus em qualquer lugar e não somente em algum monte sagrado. Jesus revelou uma verdade nova que era um choque para homem. Não tem mais um lugar santo, não tem mais um monte sagrado pra chegar a Deus. Homem tem um espírito e Deus é Espírito, então homem pode se aproximar a Deus e adorar-lo não importa onde ele ficasse. Para os Judeus religiosos, essa verdade que Jesus revelou era uma blasfêmia. Eles não podem entender ou compreender como Jesus pode cancelar esse idéia de um lugar santo, e quem era Jesus pra trocar-la?.
Hoje tem um lugar santo ou sagrado no mundo?. O Senhor Jesus revela claramente que não tem mais isso. Mas no Velho Testamento e no tempo de Moises ou Davi, eram lugares sagrados; Jerusalém, o Templo, por exemplo. A carta dos Hebreus disse que todas as coisas de Velho Testamento eram so símbolos e sombras das coisas verdadeiras e espirituais do Novo Testamento (Hebreus 7 / Gálatas 4 / romanos 15). Por exemplo, o apostolo Paulo disse que homem que aceitasse Jesus como o único salvador, se torna um templo santo onde Deus habita (1 Corintios 3) porque Deus não habita no templo feito por mãos de homens. O Deus soberano não habita no prédio físico (Atos 7) mas Ele quer habitar dentro do coração do homem. Deus quer um comunhão e relacionamento vivo com homem.
No livro de Êxodo 3, Deus falou para o profeta Moises, “aqui e um lugar santo, tira os sapatos”. La era um deserto onde não tem nada. Este era um lugar pequeno e especifico, mas a Bíblia, não fala onde era este lugar e ninguém pode saber onde era isso. Porque este lugar era sagrado? So porque Deus se revelou ali. Onde Deus se revela, la se torna um lugar santo. Deus santo faz qualquer lugar santo. A Bíblia não disse onde era este lugar, porque? Por que Deus não quis que nos adoramos este lugar. Deus quer, que nos adoramos Ele e não lugares e coisas.
Moises era um muito importante profeta de Deus. A lei de Deus veio por Moises. Ele que libertou o povo de escravidão. Deus o usava maraviliosmente. Quando ele morreu, Deus mesmo enterrou-lo. Deus o honrou muito, mas a Bíblia não contou para nos onde fui enterrado. Ninguém sabe onde o tumulo de Moises. Deus sabe que o povo vai adorar ele. Deus não quer que o povo torne o tumulo de Moises para um lugar santo. Se estivesse importante onde Moises era enterrado, Deus tivesse mostrado isso pra nos. Homem gosta sempre de ficar ligado aos lugares físicos, mas Deus odeia isso mesmo, porque Deus não quer que as coisas ou os lugares se tornem sagrados. Isso Deus detesta, mas homem procura e busca fazer isso sempre.
Jesus levou consigo três dos seus discípulos e subiram para um monte alto (Mat. 17) e la a transfiguração aconteceu onde Jesus se encontrou com Moises e Elias. A Bíblia não mencionou onde ficou este monte. Muitas vezes A Bíblia menciona os nomes das cidades como Belém, Jerusalém, Nazaré e outros lugares, mas aqui, ela não falou o nome de monte. Pode ser que Deus esqueceu de dizer?. Com certeza Deus não quis que nos adoramos este monte e fazemo-lo um lugar santo.
Uma vez, no livro de Números 21 Deus falou para Moises a fazer uma serpente de bronze, e levantou-la para ser um meio de cura e vida, mas depois muitos anos (2 Reis 18:4), o povo fizeram uma serpente igual e adorara-la. Deus falou que este era um ídolo e precisa destruí -lo.
A Bíblia disse que hoje o templo é o corpo do crente onde Deus habita por Espírito, Jerusalém é a igreja que é o corpo de Cristo. Nos precisamos entender as coisas de Velho Testamento espiritualmente e metaforicamente e não é literalmente (2 Corin 3:6).
No Evangelho segundo Mateus capitulo 18, Jesus disse que onde dois ou três se reúnem em Seu nome, la Ele estará. Este versículo mostra que em qualquer lugar onde o mínimo numero das pessoas se encontram pra glorificar Jesus, o Senhor Jesus estará la no meio deles, e este lugar se torna lugar santo e sagrado enquanto a gente adorasse Jesus.
A Bíblia é clara neste respeito. Não tem um lugar santo. Então porque muita gente fala sobre lugares santos?. Simplesmente porque ter um lugar santo é uma coisa linda e da um sentimento religioso gostoso, embora isto não tem nada ligado com Deus. Ficar longe ou perto de Deus não é uma coisa sentimental ou emocional. Você pode se sentir no céu e mesmo tempo fica distante de Deus vivo e santo. A questão é: homem busca uma experiência espiritual ou busca o verdadeiro Deus?!. Muitas vezes homem busca so sentimentos religiosos, e pra ele não importa se ele agradasse Deus ou não. O problema que tem lideres religiosos que oferecem pra gente so sentimentos e não alimentos espirituais verdadeiros. Água de rio Jordao e óleo do monte Sion e terra de Sinai não podem fazer nada. Incenso e arco de madeira não fazem nada. Podem dar um sentimento bonito, mas nunca vai ajudar você para se aproximar um milímetro de Deus.
A Bíblia fala que nos nos aproximamos a Deus santo pela cruz de Jesus, pela fé, pela graça pela a intercessão de somente o Senhor Jesus Cristo (Hebreus 10). Pela lei, ninguém pode agradar a Deus. Nossa fé não é mística ou simbólica. Nossa fé é na luz de Evangelho. Somente Jesus Cristo agradou a Deus na cruz, neste base só, Deus nos aceita totalmente pela graça. Se os lugares e os objetos levassem nos mais para Deus, porque Jesus morreu na cruz? Não precisaria. Mas Jesus morreu e ressuscitou, então ele cumpriu tudo que nos precisamos pra adorar Deus. Muitas vezes a Bíblia nos avisa de ter cuidado das pessoas que vão tentar nos enganar como o profeta Balaa que profetizou pra ganhar dinheiro embora que sua profecia se cumpriu. Paulo em Atos 20, falou que tem pessoas dentre os membros da igreja que vão ensinar coisas erradas pra atrair os membros atrás deles. Tem pessoas que ensinam a Palavra de Deus para ganharem dinheiros.
(Pra saber mais, leia Hebreus, 2 Timoteus e Judas)
(Por Pr. Milad Jacob – Galileia –Israel / 25/12/2007)


Amigo leitor, você tem uma divida ou uma pergunta?, vamos conversar na luz da Palavra de Deus e não fique confuso, deus e a luz e tem que ter as coisas claras na sua mente.



Autor: mil jac


Artigos Relacionados


Dois Caminhos Rumo Ao Sobrenatural - Livro

Declaração Do Pai Ao Filho

Os Adoradores Que Agradam A Deus

Morada De Deus

Rasgou-se O Véu

Salvação - Somos Salvos Pela Graça!

Dízimos: O Pai, O Filho E O Espírito Santo Confirmam A Sua Continuidade