Crianças Agressivas e Adolescentes Rebeldes - O Que Têm em Comum?



  CRIANÇAS AGRESSIVAS E ADOLESCENTES REBELDES - O QUE TÊM EM COMUM?

O presente artigo está baseado somente em observações e não é um artigo científico, portanto, não deve ser utilizado como fonte de pesquisa.

Como as crianças e os adolescentes reagem em seu cotidiano diante de situações-problemas, tais como separação dos pais, negligência e rejeição?

Diante de situações problemáticas as crianças normalmente são muito sensíveis e reagem ao meio externo através de comportamentos agressivos, tais como bater ou jogar objetos. Obviamente, nem todas as crianças que apresentam esse tipo de comportamento estão enfrentando alguma dificuldade no meio familiar, algumas são criadas com excesso de cuidados e são mimadas, fazendo com que isso interfira diretamente no comportamento das mesmas, tornando-as dispersas. Posto que cada caso é um caso, que não existe uma regra geral e que existem inúmeros fatores que tornam uma criança agitada e agressiva, conseqüentemente dispersa e extremamente sensível, faz-se necessário saber que agressividade e agitação são manifestações de algumas crianças, porém, nem todas que reagem dessa maneira estão, necessariamente, enfrentando algum tipo de problema.

Problemas na vida de uma criança muitas vezes são traduzidos através da agitação e da agressividade, uma vez que é mais difícil para esta expressar seus sentimentos através de palavras, sendo expressos, então, através de seu comportamento. Portanto, é de suma importância que os pais estejam atentos a cada detalhe do comportamento de seus filhos e que analisem sempre sua postura e suas atitudes frente as diversas situações, bem como trabalhar juntamente com a Instituição de Ensino, mais precisamente, o professor, sendo indispensável que os pais confiem no trabalho e na formação do educador em questão, visto que este é um trabalho árduo e que esteja análises criteriosas, sensibilidade e atenção.

No caso dos adolescentes, eles normalmente reagem e respondem com rebeldia a situações difíceis e que não sabem lidar. O adolescente que é tido por ele mesmo como rejeitado ou, de fato, o é pelos seus pais, comumente demonstra um comportamento difícil, temperamental e procura outros caminhos para extravasar as dificuldades que está enfrentando, dificuldades estas, que podem ser traduzidas, por exemplo, por uma separação dos pais, rejeição e abandono e/ou negligência por parte da família.

É muito importante que o adolescente tenha limites, que se sinta amado e que seja aceito pelas pessoas que o cercam da maneira que ele é. Embora a adolescência represente um despertar para a vida e traga consigo mudanças físicas, psicológicas e comportamentais, o adolescente deve ser educado de maneira que receba amor e atenção suficientes para desenvolver a segurança e a auto-estima de que necessita para atravessar essa fase, portanto, embora seja um período de muitas transições e considerado por muitos como "aborrescência", deve-se verificar a real situação de cada comportamento, o que faz parte da fase e o que não faz, o que se traduz como uma situação-problema e o que faz parte da falta de limites impostos pelos pais ao adolescente.

Como descrito no presente trabalho, uma criança pode reagir de maneira agressiva frente os diversificados problemas, já o adolescente, embora possa ser agressivo, apresenta um comportamento rebelde, onde normalmente não enxerga porquê, por exemplo, ele deve respeitar uma professora se em casa a mãe não lhe dá atenção. A rebeldia é a causa de inúmeros fatores e representa um sintoma gravíssimo, podendo afetar diretamente toda a vida de uma pessoa.

Se uma criança anda agressiva demais e um adolescente rebelde demais, pare para analisar com atenção a real situação, pois podem ser sintomas de negligência e rejeição, bem como dificuldades enfrentadas pelos mesmos.


Autor: Thaís Costa


Artigos Relacionados


Os Jogos Na Clínica Psicopedagógica

É Soma Ou Divide?

Criança Tem Que Estudar,brincar E Também Trabalhar!

A Perspectiva Construtivista De Ensino

A Avaliação Na Educação Infantil

O Jogo Como Forma De Ensino Na Educação

As Dificuldades De Leitura E Escrita Nas Séries Iniciais