Vencer as Drogas é uma Travessia



Certa vez o povo de Deus saiu de sua terra e foi para o Egito, com o passar do tempo foram tornando-se escravos, até que Deus através de Moisés conseguiu libertá-los. A libertação foi difícil, somente após varias pragas que o Faraó permitiu a liberdade.

Durante mais de 40 anos o povo caminhou no deserto rumo a terra prometida, nesta caminhada eles murmuraram, reclamaram fizeram de tudo contra Deus, mas mesmo assim, Ele manteve fiel a Sua promessa ainda que sobre insultos e zombaria daqueles que estavam sendolibertos. E assim, depois de longo tempo os que foram perseverantes conquistaram a terra tão sonhada e lá construíram seus reinos e ergueram uma nação.

Pois bem, o homem na busca da felicidade, na tentativa de vencer suas deficiências, suas carências acaba procurando atalhos, procurando fugas e encontrando nas drogas estas muletas, estas falsas ilusões de felicidade, de suplemento para suas fantasias, etc.

Mesmo sabendo que fazer a experiência das drogas é um alto risco, acredita que, com ele nada vai acontecer, pensa que terá o controle da situação. Enfim, acreditam que se outros se tornam dependentes é porque são fracos, etc.

No principio ele se "realiza na droga", curte toda fantasia, encontra nela o alimento para eliminar suas frustrações, a adrenalina para viver fortes emoções. Encontra nela a mentira que resolveu seus problemas de sexualidade. Em suma, a droga o realiza e lhe produz uma sensação tão prazerosa que o próprio corpo gosta, sente-se bem e começa também a querer sentir sempre esta sensação de bem estar. Então, sem se dar conta a pessoa vai sendo conduzida pela droga, vai mudando seu comportamento, seu caráter até transformar-se numa outra pessoa cujo ela já não se governa, mas sim, é governado pela droga.

Depois de longos anos fazendo o uso, a droga muda de concepção na vida do usuário, deixa de ser o prazer, a ilusão, a alegria e torna-se um pesadelo, uma angustia e assim o dependente passa de um estado de euforia, de vida e entra num estado de morte física, emocional, social e espiritual totalmente descaracterizado de si mesmo. Encontra-se perdido em sua identidade. Enfim, encontra-se escravo de um remédio que agora se tornou veneno.

Alguns conseguem forças e pede socorro para conseguir libertarem-se, outros acabam sendo engolidos por ela. Aqueles que pedem ajuda entram num processo de caminhada para a vida e ai, iniciam através de longo tempo uma peregrinação rumo à terra prometida buscando vencer os desafios das drogas travando uma luta interior entre voltar para a escravidão ou perseverar até vislumbrar a luz desta nova terra.

Mas não é fácil ser perseverante, ao mesmo tempo em que existe uma força que a leva seguir em frente, há outra voltada para trás, querendo retorná-lo à escravidão. E assim, nesta travessia o dependente químico trava intensas batalhas consigo mesmo, muitos param no caminho, desistem, retornam.

Finalizando, esta passagem bíblica do povo de Israel no deserto que foi de múrmuros, de lutas, de perseverança para conquistar a terra prometida é a mesma que se trava num tratamento de dependência química. Não é fácil, mas é possível, porém exige perseverança, exige reformulação de vida, exige reconstruir a identidade perdida ou fazer uma nova.


Administro palestras sobre drogas (entrar em contato).

Ataíde Lemos
Escritor e poeta
Livros publicados:
Drogas Um Vale Escuro e Grande Desafio para Família
O Amor Vence as Drogas
Livro de poesia Palavras Expressão dos Sentimentos
Autor: Ataíde Lemos Silva


Artigos Relacionados


Pasma Imaginação

Prevenção às Drogas Exige Participação Da Família

O Deserto

A Marca Da Promessa E As Preocupações

Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

O Perigo Das Drogas

A Perspectiva Construtivista De Ensino