A Inflacão, A Melhor Dieta Para Emagrecer



Como definir a utopia?

È um sonho, uma idéia, uma situação que jamais poderá ser realizada.

Segundo Eduardo Galeano, a utopia é como o horizonte, caminhamos dez passos para ele e ele separa-se os mesmos dez passos, nunca poderá ser alcançado.

Muita gente saiu da extrema pobreza e passou a comer melhor, mas muita gente ainda continua lá, ouvindo o barulho de seu próprio estômago.

Velhos ditados populares estão desaparecendo, lembra daquele: "compre a preço de banana", inexplicável, pois a banana continua a crescer no mato e vale o dobro.

Tem muita gente preocupada com o futebol, com a bolsa de valores de São Paulo, com a alça do petróleo, tem muito político preocupado com suas próprias ferias, e o governo esta oferecendo as potências estrangeiras nosso biocombustível, a produção de nossas terras, provocando uma bolha gigantesca nos preços dos grãos, mas provocando algo muito pior, o desmatamento pela cobiça, o lucro de poucos.

Essa disparada dos preços dos grãos puxo tudo para cima, o milho, a soja, o arroz, o feijão, também os preços da carne e o frango, pois a ração e feita de grãos, quem paga as conseqüências é o povo, os pobres.

A publicidade da ANP fala que o biodiesel favorece a agricultura familiar, eu ate concordo que favorece, mas o 95% dos grãos para fabricar azeite e depois biodiesel é dos grandes produtores de soja, as grandes companhias, esses mesmos que estão de olho na amazônia, as grandes companhias que produziam grãos para alimentos agora desviam toda sua produção para fabricar combustíveis, estão enchendo seus cofres, o preço da soja triplicou, juntam grana com baldes.

Os grandes plantadores de soja estão pouco preocupados com o meio ambiente, a preocupação deles é a grana, eles estão arrasando a terra fértil do Brasil com soja transgênica e os agro tóxicos, como o Glifosato que envenena a terra.

A globalização dá com uma mão e com a outra quita, antes éramos seres humanos, hoje somos recursos humanos, formamos parte de uma grande maquina de produzir, quem não produz fica de fora, as grandes empresas nos ensinam a competir, assim, seu vizinho deixa de ser um amigo e passa a ser um concorrente, um inimigo, parece que vivemos numa selva, sobrevive o mais forte.

A especulação é mais importante que o trabalho, antes a gente ganhava dinheiro com suor e sacrifício, hoje na Bolsa de Valores se ganha sem trabalhar, "Investimentos" é a chave do sucesso, tem muito abutre por ai fisgando otários, no meu bairro mora o senhor Mori, um japonês aposentado, foi enganado, com a promessa de aumentar sua poupança, comprou ações da TansBrasil, perdeu, um aviso aos "investidores".

Quem mas sofre é a gente da periferia, os pobres, a gente do interior que chega nas grandes cidades com as malas cheias de sonhos, e o estômago vazio.

Este governo, favorecido pelas maravilhosas condições do comercio no mundo, tem feito muito para levar comida aos mais pobres, ninguém pode negar esse fato, porém continuamos a ser um pais em desenvolvimento, com graves problemas de saúde, de saneamento básico, de educação, de moradia, de alimentação e muita violência.

A fome é uma tragédia, podemos ver essa tragédia no rosto das crianças de rua, não é necessário ir ao nordeste, aqui mesmo, no centro de São Paulo, a cidade mais rica do Brasil, podemos ver crianças sem rumo e com fome, descontando a frustração na violência e nas drogas, verdadeiros estagiários do crime.

As fábricas de veículos superaram os 3.600.000 unidades num ano, ninguém percebeque as ruas são um tapete de carros, as máquinas prevalecem ao ser humano, a cada dia aumentam o tamanho das ruas e diminui as calçadas, o pedestre esta ferrado.

Os pobres estão sendo encurralados nas favelas, verdadeiros "ghetos" nazistas, ruas e estradas privatizadas, o pedágio esta deixando os humildes sem saída, o triste é que a Constituição do Brasil garante a livre circulação, é uma terrível contradição.

Ainda temos de ouvir o discurso dos políticos, que as obras foram feitas por eles, uma grande mentira, quem faz a obra é quem paga, do centro de São Paulo a Araraquara, 290 km., 7 pedágios, 36 reais, parece uma piada pois gasta 36 reais de combustível.

A "bendita globalização", os donos das estradas privatizadas, são na maioria empresas estrangeiras, que levam os lucros fora do pais, com a permissão de nossos políticos de turno, 40 % da Petrobras pertence a estrangeiros, 40 % da SABESP pertence ao Fundo de Pensão dos Bombeiros de Nova Iorque.

Temos de abrir os olhos, tudo o que brilha, não é ouro, concorda?

Como modelos de passarela, os pobres continuaram magros, contra sua vontade.

Prof. Francisco Emilio Coutinho Goux


Autor: Emilio Goux


Artigos Relacionados


Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

Livre ArbÍtrio.

País De Duas Faces

A Perspectiva Construtivista De Ensino

A Realidade De Salvador

Doe Amor!!!

Progresso