Marketing de Relacionamento



Quando se fala em marketing de relacionamento, muitos se inspiram em projetos grandiosos e maravilhosas "cerimônias" junto aos clientes. Porém, se esquecem de que o relacionamento verdadeiro e necessário é aquele motivado por pessoas simples que mantêm contato com os clientes e fornecedores internos e externos. Por que fornecedores? Porque são eles, os responsáveis por termos boa estrutura a ponto de atendermos bem nossa clientela. Lembrando que cultivar uma boa política de relacionamento é, em primeiro plano, estruturar de modo coerente nossos colaboradores internos, em outras palavras, investir consideravelmente em nosso capital intelectual.

Posso citar como exemplo, uma empresa que adquire novos bens para utilização interna. Como microcomputadores, cadeiras, mesas, aparelhos para melhoria da telefonia, dentre outros. Pergunto: O que ocorre quando um desses bens aparecem arranhados, quebrados ou com defeitos diversos? Até mesmo a diretoria da empresa fica sabendo. E querem de qualquer forma que o culpado apareça, de modo que possa pagar, pelo prejuízo. Porém, ao contrário, o que acontece com o funcionário que chega à empresa com braço quebrado, pontos cirúrgicos no corpo, ou desanimado? Nada. Absolutamente nada. Não há ninguém na empresa capaz de "perder" alguns minutos com este funcionário, demonstrando interesse por seu bem estar. Em raríssimos casos estas informações chegam à diretoria.

Organizações iguais a esta, não conseguirão sobreviver por muito tempo, tendo como base de relacionamento interno, procedimentos semelhantes a este.

Sendo mais abrangentes, podemos observar que fala-se muito em acompanhamento tecnológico e diferenciação de produtos. Mas, esquecemos de colocar em prova a capacidade das organizações em conquistar e manter seus clientes. Isto ocorre, devido aos profissionais envolvidos serem "especialistas" em marketing ou gerenciamento estratégico. O que proporciona uma visão global e não local, como de costume.

Este comentário, deve ser levado não apenas à debate, mas, a um intenso discurso empresarial. Discurso este capaz de modificar currículos universitários e alterar pensamentos cartesianos, existentes no meio organizacional.

A intensificação da globalização e a diversificação das informações, nos proporciona a necessidade de um profissional com conhecimentos apurados em marketing e, acima de tudo, uma capacidade extraordinária em relacionamento no âmbito da gestão de pessoas.

A melhor maneira de obter esta formação, não é apenas com pós-graduações ou outros títulos acadêmicos. Mas sim, com dedicação e diferenciação pessoal, que abrange metodologias diversas. Como exemplo, poderíamos citar a participação e influência do profissional em grupos de teatro, ações comunitárias e práticas desportivas. Podendo-se assim, destacar dentre outros pontos, a capacidade de improviso, o reconhecimento do valor do Ser Humano e a troca de informações.

Podemos observar que, enquanto a inquietude não se manifestar em nosso empresariado, teremos apenas o resultado conceitual. O que não adiantaria muito. Visto que a educação contínua não é bem compreendida no mercado de profissionais que estão se qualificando. E menos ainda nas grandes organizações.

Desde já, podemos nos esquecer da existência única do conceito de treinamento. Que, até mesmo especialistas de alto nível, defendem arduamente. Pois, o que vale dizer e defender é uma nova concepção de estratégia em relacionamento, voltada exclusivamente à educação empresarial. Educação esta, dedicada não apenas aos diretores e gerentes. Mas, que possa atingir até mesmo os mais baixos níveis administrativos e operacionais das organizações. Proporcionando à todos, uma nova visão de mercado.

No momento, concluo, na esperança de ter deixado ao menos a semente de novos questionamentos quanto a este assunto.
Autor: Ronaldo Rocha


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