Gostar De Ler



Eu não gosto de ler, o aluno disse quando eu terminei de falar sobre a importância da leitura. Eu prontamente respondi:

- Pois leia sem gostar!

Na verdade, este é o problema da maioria dos alunos. Eles não gostam de ler. Não somente os alunos, mas a grande maioria da nossa população não lê.

E os professores gostam de ler? Eu, por várias vezes, fico me perguntando sobre isso. Já ouvi muitos professores comentando sobre o que fazem nos momentos de folga, e raras vezes ouvi algum deles dizer que tem o hábito da leitura em suas folgas. A leitura faz parte do meu trabalho e também dos meus momentos de folga.

Quando eu recomendei ao aluno que lesse sem gostar, na verdade o que eu sugeri, é que ele começasse a ler, para que, aos poucos, fosse aprendendo a gostar da leitura e então começaria a despertar seu interesse, a formar o hábito da leitura.

Nós, professores, precisamos urgentemente nos posicionar como incentivadores da leitura. Precisamos fazer com que os jovens percebam que, sem a leitura, a história que eles estão escrevendo não será como poderia ser se eles optassem por adquirir esse hábito saudável e prazeroso que é a leitura.

Para que possamos passar do senso comum ao bom senso, é necessário tomarmos posicionamento, termos mais que uma simples opinião. É necessário senso crítico. Portanto, tudo o que pudermos fazer para incentivar nossos jovens a lerem façamos imediatamente. O futuro, com certeza, agradecerá.

Autor: Edi Mail Bohrer


Artigos Relacionados


Leitura: Uma Prática Deixada De Lado

A Leitura Fazendo Parte Do Cotidiano De Seu Filho

Leitura: Porque é Tão Importante?

Projeto De Leitura - Ler: Uma Viagem A Muitos Mundos

Ler E Escrever Por Prazer E Não Por Obrigação: Uma Luta Constante Dos Professores Nas Escolas

A MissÃo Do Professor No Ensino Da Leitura

A Importância Do Incentivo Ao Hábito De Leitura No 8º Ano Do Ensino Fundamental Do Colégio Menezes De Sousa Em Sobral - Ce