Buscando Compreender a Metodologia do Serviço Social Brasileiro



O Serviço Social  organizou sua metodologia atuando por meio de três técnicas:

1) O Serviço Social de Caso: Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade a família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional. Utilizada abordagem individual como instrumento de identificação de situações-sociais problemas comuns à população, para planejamento posterior de atividades grupais e programas específicos.

2) O Serviço Social de Grupo: Utiliza-se da abordagem grupal nas situações sociais problemas identificados em um número significativo de clientes. Participa e organiza grupos para i participaçãono processo social.

3) O Serviço Social de Comunidade: Mantém o entrosamento das instituições da área, visando o conhecimento das necessidades comunitárias e estabelecendo-se atividades conjuntas para o aproveitamento total e dinâmico dos recursos existentes.

Marilda Villela Iamamoto ( 2004) diz que para compreender a metodologia do Serviço Social, não se deve percebê-lade modo separada da sociedade, pois ela diz respeito ao modo de ler, de interpretar, de se relacionar com a realidade Social.Isso explica a atenção que o Serviço Social deu ao fazer e a formaçãoprofissional para atuar nas instituições remodeladas do regime militar.

A preocupação em entender a realidade social esta presente na Educação e nas diversas maneiras de adquirir conhecimento.Então, a formação profissional do Serviço Social tem como referência básica o homem como ser histórico de uma realidade.Daí a necessidade de conhecer o contexto social, a dinâmica das instituições vinculadas à sociedade civil ou à sociedade política e suas articulações, bem como os conhecimentos e as relações das distintas camadas da sociedade. Presupõe-se que a formação acadêmica adquirida no curso de Serviço Social é umconhecimento básico que dá ênfase a ciência do homem e da sociedade e também um conhecimento profissional dos fundamentos teóricos do Serviço Social e suas relações com esses sistemas. A Assistência Social é uma profissão de caráter interventivo, que se utiliza do instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção em situações da realidade social em que estão presentes os reflexos das questões sociais.

Percebe-se a influência européia e norte-americana no Serviço Social brasileiro. Cita-seaqui dois pontos :  
           1) Um deles se refere ao curso de formação social (1932) ministrado por Mlle. Adèle Loneaux, ao trabalho do padre belga Valère Fallon, fundador do GAS e dareligiosa francesa Mlle. Germaine Marsaud (que dirigiu a primeira escola do Rio de Janeiro.
         2) O outro diz respeito à própria postura dos assistentes sociais pioneiros. Para Iamamoto; Carvalho (2006, p. 215), o autoritarismo, o paternalismo, o doutrinarismo e a ausência de uma base técnica assumidos pelo Serviço Social pioneiro, eram de influência européia

A origem social das pioneiras também induziu à posição autoritária e paternalista do Serviço Social Brasileiro de 1930 a 1945 ou 1930 - 1941. o intercâmbio do Serviço Social norte-americano com o Serviço Social brasileiro teve início a partir do Congresso de Atlantic City (1941) com as bolsas de estudo para aperfeiçoamento e especialização em escolas norte-americanas

Observa-se  que ao tomarmos conhecimento dos dados históricos sobre a origem do Serviço Social passa-se  a conhecermelhoro processo histórico e metodológicono Brasil, como também  os  dados da institucionalização da profissão de Assistente Social e das diversas demandas , bem como das respostas dadas pela profissão em suas características teóricas e metodológicas. Sendo assim,este conhecimento nos possibilitou a desenvolver umposicionamento crítico-reflexivo sobreo papel do Assistente Social. E para concluir, transcrevo um texto de Sandra Regina de Abreu Pires, Assistente Social, Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC/SP, Docente do Departamento de Serviço Social da UEL:

"Por outro lado, a relação entre o profissional e aqueles com os quais atua, é uma relação de troca. Uma real consciência dessa relação de saberes é fundamental para o assistente social. Não se trata de buscar a assimilação, pela população, de um arsenal técnico incoerente com o seu cotidiano ou, no outro extremo, de tentar colocar-se ingenuamente como um igual no sentido estrito do termo. Trata-se de, reconhecendo-se como diferente (pela própria formação profissional recebida), mas em identidade político-ideológica com o projeto e com as lutas propostas, contribuir para o processo organizativo que tem, no instrumental técnico profissional e nas estratégias engendradas pela população, um fator inegavelmente fundamental." (2008)


Autor: Rosangela Rigo


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