Você é Cristão Mesmo?



Todo o dia acompanho muito comportamento estranho de pessoas que se diz cristã que freqüentam uma igreja, pertencem a comunidades cristãs, que se dizem dirigentes de igrejas; outras que ouçam inclusive fazer piadas maldosas incluindo o nome do Senhor Jesus e O tratam como “o cara lá de cima”, “o homem lá de cima”, etc. Que Deus tenha misericórdia.

Num e-mail que acabo de receber do pastor de uma Igreja dizia: ... “O Natal é o amor em seu coração, é compartilhar com os outros como Jesus compartilhou com cada um de nós. O Natal é o nascimento de Jesus que Deus nos enviou para mostrar o quanto nos ama realmente. Um feliz Natal a você”!!

Este e-mail que recebi tornou-se inspiração para esta matéria. Sempre tomo como exemplo uma antiga frase que dizia: “Ir à igreja não faz de você um Cristão mais do que ir a uma oficina faz de você um carro”.

Para estas pessoas eu pergunto: Você é Cristão? Se Jesus voltasse hoje, onde você estaria? Se Jesus viesse agora, nesse momento, te daria os céus, ou te condenaria? Teu destino seria o céu... ou o inferno? A glória? Ou o caos?

É muito fácil dizer que é cristão e que aceita Jesus como nosso Senhor e Salvador. Isso todo mundo diz. Até quem nunca foi à igreja diz acreditar em Jesus.

Se você um dia perguntasse ao demônio se ele sabe que Jesus é o Filho de Deus, certamente ele te responderia que sim. Ele talvez não dissesse que serve a Jesus, mas que sabe que Jesus existe, e isto ele sabe!

Dentre tantos movimentos religiosos que existentes em nosso tempo muitos grupos reivindicam ser cristãos, mas diante de tantas diferenças existentes entre eles, a pergunta persiste: Quem é Cristão?

Infelizmente, com o tempo a palavra, “Cristão”, perdeu uma grande parte de seu significado e é geralmente utilizada para descrever alguém que é religioso ao invés de ser um verdadeiro seguidor renascido de Deus. O nascido do Senhor não depende de cargos ou de diplomas universitários para ser de Deus. Ao nascer do Santo Espírito, a imagem espiritual corrompida do primeiro Adão é apagada e ele assume a imagem espiritual santa, separada, do Segundo Adão, Jesus.

No livro de Atos dos Apóstolos no capítulo 11 verso 26 está escrito: “... Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos". Cristãos, pequenos cristos ou discípulos, assim foram chamados os seguidores de Jesus nos primeiros anos da Igreja que nascia. Os cristãos eram reconhecidos pelos seus atos, por usa alegria e singeleza de corações (Atos 2:46), por fazerem a vontade do Pai Celeste se tornavam a família de Jesus (Mateus 12:50). Hoje, dois mil anos se passaram, e a pergunta continua a persistir: quem é Cristão?

A palavra cristão define aqueles que seguem os passos de Jesus. Você só é cristão de fato se você buscar seguir o que Jesus ensina. Se você, ficar nessa de falar e não viver, cuidado! Você pode ficar para trás!

Tem gente que diz ser cristão só para ter assunto! Tem gente que diz crer em Jesus, e se diz cristão. Mas quando se fala de amar o próximo, perdoar, silenciar... aí que o bicho pega.

A fé se traduz em atos. Fé de boca, não existe! Precisamos avaliar nossa conduta para entendermos que a melhor forma de ser justificado é aprender a corrigir nossos próprios erros. Sermos humildes diante da palavra de Deus, aceitar que dEle sejamos dependentes.

Todo o verdadeiro cristão tem a responsabilidade de testemunhar em sua própria vida, a vitória da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Os incrédulos precisam tomar conhecimento do Senhor Jesus através do comportamento dos Seus seguidores. E ai está o triunfo a que o Deus-Pai nos conduz, através do Deus-Filho, pelo seu Santo Espírito.

Na verdade para Deus o mais importante é ser do que o fazer. O que adianta, por exemplo, nos envolvermos com a obra de divulgação da Palavra de Deus, nos lugares mais escuros e escusos deste mundo, se a nossa vida privada é cheia de pecados? Pode, por acaso, o amor aos perdidos nos dar o direito de vivermos em pecado? Ou pode o amor intenso justificar multidões de pecados? Evidentemente que não.

Se quisermos crescer espiritualmente, e tivermos sede do conhecimento e da compreensão maior do Deus Pai, é imperativo deixarmos de lado os pontos teóricos deste mundo e expressarmos a nossa fé no Senhor Jesus com sabedoria e inteligência.

Que a paz esteja com você.

((((Plínio))))

Redação em 30/11/2008 17:43:00


Autor: Plinio Luiz Teixeira


Artigos Relacionados


Finados E A Vida Eterna

Como Ter (e Viver) Uma Vida Plena Em Cristo Jesus

Dica Literaria - Provérbios Do Diabo

O Caminho (vamos Caminhar)

A Quem Você Pensa Que Está Enganando

Declaração Missiológica

Fale Alto